Fanpage: 5 dicas que pouparão seu tempo – e tempo é dinheiro!

whatsapp marketing
Por que você não deve ignorar o Whatsapp Marketing
20 de abril de 2016
dúvida sobre facebook
Rebranding: quando e como a revitalização da marca deve acontecer?
23 de abril de 2016
poupar tempo fanpage

Parece bobeira, mas pense no tempo que a gente gasta gerenciando uma fanpage. Agora imagine quem cuida de dez grandes fanpages!

Cada Segundo poupado em gestão é valioso, portanto, qualquer recurso que a plataforma ofereça para otimizar a gestão, é válido e deve ser implementado. Abaixo, separei cinco dicas simples que se postas em prática lhe renderão um bom tempo a fim do dia. Acompanhe:

1. Crie uma resposta automática.

Faz algum tempo que o Facebook liberou a função de resposta automática nas páginas. Pra quê ela serve? Ela é indicada para aquelas empresas que não possuem pessoal disponível 24 horas para atender o público. Nela você pode indicar o horário de funcionamento/atendimento ou período do dia em que se costuma ver e responder as mensagens, um telefone para contato em caso de urgência. Agradecer o contato também não faz mal.

Isso é importante para dar um retorno rápido ao cliente ao invés de deixá-lo no vácuo. Em tempos de Mensagens instantâneas as pessoas estão cada vez menos dispostas a esperar. Além de perder o cliente, você ou a empresa que você trabalha ainda pode ter dor de cabeça com a pessoa criticando a empresa publicamente.

2. Elabore modelos de respostas.

Quando a página atinge um número significativo de fãs é normal que o volume de mensagens também aumente. Muitas vezes elas acabam sendo sobre assuntos recorrentes, o que faz dos modelos de respostas uma mão na roda. A dica é que você personalize a mensagem com o nome das pessoas e esteja sempre atento para o caso de necessitar fazer alguma alteração no texto antes de enviar.

3. Use a programação de posts.

Pode parecer uma dica boba para alguns, mas muita gente por aí ainda hoje não programa posts nas páginas. Além de facilitar na organização do trabalho, programar ajuda na produtividade e evita que se esqueça de publicar o conteúdo no horário planejado. Bônus extra para os casos em que a internet cai e ficamos off-line. Com posts agendados, você terá a tranquilidade de que seu público estará recebendo seu conteúdo sem problemas.

4. Organize e rotule as mensagens.

Antes o Facebook já permitia ver mensagens apenas separando as lidas das não lidas. Agora você pode rotular mensagens relevantes de acordo com uma característica, o que facilita e muito recuperar as conversas na página.

 Por padrão, na área rótulo já vem as opções “Importante” e “Acompanhar”, mas você pode inserir outros rótulos conforme forem necessários. Depois para encontrar as mensagens é só usar a função filtrar.

Outra implementação bastante útil é a opção de inserir notas para as mensagens. Algum detalhe, ou mesmo se a conversa partiu para outro meio de comunicação, o que ficou resolvido, etc. Apenas administradores podem ver essas notas.

Faça uso também da função arquivar, assim você evita que muitas conversas encerradas se acumulem no painel.

5. Organize os vídeos em playlists.

O Facebook tem melhorado significativamente sua plataforma para a publicação de vídeos. Tudo isso para motivar os usuários a publicarem seus vídeos diretamente nas páginas.

Até bem pouco tempo, as pessoas soltavam os vídeos na linha do tempo e depois eles se perdiam no meio de tanta postagem. Hoje isso já não acontece, pois há uma aba exclusiva para os vídeos da página. Nesta aba além de poder colocar um vídeo em destaque, você poderá criar playlists.

Aproveite o recurso das playlists para organizar os seus vídeos por temas, tipos ou a classificação que preferir.

 Além de melhorar a usabilidade do internauta, facilita o trabalho de resgatar vídeos antigos para compartilhar novamente ou mesmo para embedar no blog e afins.

E você? O que costuma fazer pra poupar tempo na gestão de páginas no Facebook?

Receba o melhor conteúdo por email!

Inscrição concluída com sucesso!

Danilo Andrade
Danilo Andrade
Analista de comunicação e marketing na gravadora Celebrai Music. Pós-graduando em comunicação e marketing digital. Redator do site O Propagador.

Inscreva-se em nossa lista

Participe da nossa lista de email para receber as últimas notícias e atualizações do universo criativo.

Inscrição realizada com sucesso.

mautic is open source marketing automation