O planejamento é algo inerente ao ser humano. Fazemos planos para praticamente todas as ações do nosso cotidiano.

Antes de dormir decidimos a roupa para irmos ao trabalho no dia seguinte, colocamos o celular para despertar a tempo de tomar banho e café antes de sair. Algumas ações são tão automáticas que nem notamos quando as planejamos.

Então, se planejar é algo tão corriqueiro, por que muitos “esquecem” de planejar suas carreiras? Seus projetos? Seus negócios? Algumas considerações podem explicar o “fenômeno da falta de planejamento”. Vamos a elas.

1 Não conhecem a importância do planejamento de marketing

dúvidas-sobre-planejamento-de-marketing

Muitos empreendedores simplesmente desconhecem a necessidade de um planejamento consistente em longo prazo. O máximo que sabem é que para começarem um negócio precisam de algum dinheiro, conseguir alguns fornecedores, contratar pessoal conforme for havendo demanda, mas nada muito sistematizado.

Isso revela que, apesar de ter uma ideia do que tem que fazer, não se sabe exatamente como fazer. Quando não se especifica algo, qualquer coisa serve. Claro que isso afetará a qualidade do projeto, então é importante que se tenha em mente que tipo de resultado se deseja.

É complicado quando nada foi pensado para antes, durante e depois do lançamento do negócio, seja ele qual for. Isso evita ações desnecessárias, investimentos equivocados e afasta o risco da falência.

A complexidade do mercado já não oferece espaço para aventuras de criatividade. No marketing, assim como na propaganda – talvez na vida- , para se alcançar o sucesso é preciso “1 por cento de inspiração e 99 por cento de transpiração”, parafraseando Thomas Alva Edison, o grande inventor.Vicente Ambrósio, 2012

É evidente que a criatividade é importante. Ela é o mote de tudo. É preciso criatividade para identificar uma oportunidade de negócio e a construção de um sonho, no entanto, constitui apenas 1 por cento dele. Para transformar sonho em realidade é fundamental “transpirar”, elaborar um bom planejamento de marketing detalhado, perspicaz e formal.

2 Não acham o planejamento de marketing necessário

Acontece. O empreendedor simplesmente decide “deixar as coisas acontecerem naturalmente”. Não acreditam ser necessário planejar, talvez por falta de qualquer resquício de bom senso.

Preciso dizer que as chances de fracasso são enormes? Há mais de 2000 anos o próprio Jesus dava lições sobre a importância do planejamento.

Se você é um desses que ignora a necessidade de planejar, repense. A sabedoria popular já diz: “melhor prevenir, do que remediar”. Só é possível prevenir se planejarmos, antecipando as possibilidades do futuro.

Em um mercado que gira cada vez com maior velocidade, de grandes mudanças, com crescentes exigências em termos de qualidade e custos, planejamento é questão de sobrevivência.Vicente Ambrósio, 2012

3 Fuga da realidade

planejemento-de-marketing-motocicleta

Há quem evite planejar para não ter que encarar a realidade. É como se o fato de ignorar a possibilidade do projeto dar errado realmente impedisse de dar. O pior é que esta é a postura da maioria. Pensar positivo não faz um projeto ser bem sucedido e a maior prova disso é a quantidade de projetos fracassados ano a ano.

Não pensar sobre é justamente o maior erro de quem está começando (e de quem já deu muita sorte e hoje nem tanto). Pense no que está em jogo para deixar por conta do acaso. Dinheiro, tempo, sonhos, um futuro. Tudo por conta da sorte.

Imagine uma corrida de moto. Quando andamos de motocicleta, usamos equipamentos de segurança obrigatórios. Você poderá ser multado se não usar capacete, por exemplo.

Mas será que é apenas para evitarmos as multas que usamos capacete? Claro que não!

Os equipamentos de segurança são obrigatórios, pois há comprovação de que o seu uso reduz significativamente o risco de morte em caso de acidentes. Quando pegamos a estrada, estamos correndo riscos. Sabemos disso e por isso nos protegemos. O capacete não vai impedir que acidentes aconteçam, mas vai diminuir as chances de que eles sejam fatais.

Este é o seu planejamento. Sua carreira, seu projeto, seu negócio é uma viagem de moto. Você a conhece, mas não pode saber o que te espera, então deve planejar. Deve calcular os riscos e buscar instrumentos e ações necessárias para neutralizá-los ou pelo menos minimizar seus impactos.

Ao trafegar por uma estrada, é praticamente impossível seguir em linha reta. Em geral, surgem obstáculos que precisam ser superados, que exigem uma direção sinuosa. Por isso, é importante uma linha central, guia e ponto de referência, que torna a viagem mais fácil, segura e clara.Vicente Ambrósio, 2012

Nada vai garantir o seu sucesso, nada pode impedir o fracasso, no entanto, sem planejamento as chances de fracassar são bem maiores que obter o sucesso. Pense nisso!

Não sabe como sistematizar o planejamento do seu negócio? Nos próximos posts irei abordar os tipos de planejamento e como você poderá adequá-los à sua realidade. Alguma dúvida? Comente!

Referências:

AMBRÓSIO, Vicente. Plano de marketing: um roteiro para ação/Vicente Ambrósio. – 2. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Receba o melhor conteúdo por email!

Inscrição concluída com sucesso!