Assessoria de imprensa, social media, produção de conteúdo e marketing digital. Entenda as diferenças entre os diversos serviços digitais e como eles são fundamentais para o seu planejamento de marketing digital aconteça.

Com a evolução frenética da internet, vem surgindo no contexto digital diversas profissões e serviços. Muita gente capacitada – e outras nem tanto – prometendo prestar os mais variados serviços sempre com a promessa de alavancar a presença online do cliente.

Mas, afinal, que serviços são esses? O que você enquanto cliente deseja? Quais serviços contratar?

Pensando nessa confusão atual, visto que muitos não conhecem a fundo o ecossistema digital, trago a seguir, definições, objetivos e o perfil de cada um dos quatro principais serviços e como eles podem contribuir para seu negócio.

Vale ressaltar que o texto a seguir não pretende esgotar todo o assunto, mas servir de norte para quem ainda está se familiarizando com o meio.

Assessoria de Imprensa

assessoria-de-imprensa e marketing digital

Comumente confundido com serviços como social media, coaching ou mesmo de secretário particular, a assessoria de imprensa é uma atribuição privativa de jornalistas.

Seu papel mais básico é mediar a relação entre o cliente e a imprensa. No entanto, suas funções vão além. O profissional de assessoria de imprensa deve conhecer o cliente e identificar o que é relevante deste para a imprensa. Em cima disso, produz sugestões de pautas que podem ter apelo nos veículos de comunicação assim conquistando exposição e destaque na mídia de forma “espontânea” e gratuita. O assessor de imprensa também deve orientar seu cliente quanto ao relacionamento com a imprensa e também com o público, trabalho conhecido como media training.

Por fim, o assessor de imprensa deve estar preparado para lidar com as crises que venham a surgir. Gerenciar uma crise é uma das tarefas mais desafiadoras que este profissional enfrenta. Seu posicionamento pode pôr fim à crise ou à empresa, daí a necessidade de pessoas realmente capacitadas para assumir tal função.

Atrelado a isso, o assessor pode ainda atuar como produtor de conteúdo, principalmente em texto, atualizando blogs e redes sociais, mas não obrigatoriamente, sendo a produção de conteúdo idealmente atribuída a outro jornalista com foco nessa atividade.

Vale ressaltar que a atuação do assessor de imprensa não se limita ao meio online ou off-line, permeando os dois universos.

Social media

social-media no marketing digital

Apesar de ainda não haver uma concordância quanto à formação do social media, visto ser esta uma profissão extremamente recente, espera-se que seja diretamente ligada à área de comunicação. Publicidade e propaganda, jornalismo são as mais recorrentes, mas não limitadas a estas, tendo profissionais com formações distintas e mesmo sem qualquer formação superior.

Essa realidade é compreensível, visto que um dos principais requisitos é que este profissional seja altamente atualizado digitalmente. Como tudo muda rapidamente, nem sempre um curso universitário consegue capacitar adequadamente o profissional para atuar no setor.

O social media é a voz da marca na internet. Ele gerencia as redes sociais respondendo clientes e mantendo as redes sociais atualizadas. Como ele está em contato direto com o público, percebe o que está dando certo, o que precisa de ajustes, quais as reclamações recorrentes oferecendo um feedback precioso para que o marketing possa orientar suas ações de encontro aos anseios do público.

É importante dizer que tal profissional deve compreender a responsabilidade de falar em nome de uma empresa, de forma a se posicionar adequadamente principalmente considerando o poder que os internautas hoje possuem. Dominar a Língua Portuguesa é essencial. Agilidade e criatividade para aproveitar o que está acontecendo online a favor do cliente e mesmo para lidar com as crises que venham a surgir nas redes sociais são fundamentais.

Produção de conteúdo

produção-de-conteúdo-marketing-digital

Como já vimos, o jornalista responsável pela assessoria de imprensa também atua como produtor de conteúdo. No entanto, dependendo do tamanho da empresa, outro profissional fica responsável para produção de conteúdo para blogs e redes sociais.

Enquanto o assessor de imprensa dialoga com a imprensa, se preocupa com a imagem da marca na mídia, o produtor de conteúdo vai dialogar com os clientes e possíveis clientes. Seus textos serão voltados para responder dúvidas sobre o uso de produtos, dicas e sugestões úteis aos usuários.

Pessoas que fazem pesquisas no Google por exemplo, pode encontrar um texto no blog da marca com dicas e soluções para um problema que ele enfrenta. Essas pessoas acabam sendo impactadas de forma positiva e esta estratégia faz parte do novo marketing conhecido como inbound marketing.

No entanto, a produção de conteúdo vai além dos textos. Imagens para redes sociais, peças gráficas, vídeos, exigem profissionais diferentes para realiza-los. De designers, redatores a publicitários, cada um com um papel dentro da estratégia de produção de conteúdo.

Cada conteúdo deve estar alinhado ao planejamento de marketing digital elaborado especificamente para a marca.

Marketing Digital

marketing-digitalDesign by Freepik

O Marketing digital desenvolveu-se a partir do surgimento da internet e seus recursos online. As empresas notaram a necessidade de estarem presentes online, mas como se posicionar? O que fazer?

Dessa necessidade surge o profissional de marketing digital. Diferente de outros ramos, a formação desse profissional não se resume a quatro anos na universidade.

Para estar preparado, ele deve acompanhar a velocidade em que a internet evolui, não apenas seguindo as tendências, mas as prevendo e mesmo as ditando.

Seu aprendizado é constante, daí vê-se pessoas vindo de áreas diversas e se destacando no marketing digital.

Mas se o marketing digital não é assessoria de imprensa nem gestão de mídias sociais o que é então?

Marketing digital é o posicionamento da empresa na internet. O profissional de marketing digital precisa conhecer a empresa, sua missão, seus objetivos e metas e alinhar as estratégias online no sentido de alcança-las.

O profissional de marketing digital precisa conhecer o funcionamento das redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO, ads, mobile, enfim, todos os recursos que existem e que venham a surgir no ambiente digital que possam servir para impulsionar as marcas através da internet.

Ele reconhece e identifica oportunidades e ameaças, pontua como a marca deve se posicionar, que ações, estratégias, meios online deve usar de forma a neutralizar as ameaças e alcançar os objetivos.

Para isso é construído um planejamento de marketing digital abrangendo todos os aspectos da empresa online e é aqui que a assessoria de imprensa, o social media e o produtor de conteúdo se alinham para fazer o marketing digital acontecer. Isoladamente, nenhuma ação pode ser considerada marketing digital.

Ações isoladas e desconectadas de um planejamento de longo prazo não são estratégias de marketing digital.

A assessoria de imprensa possui seu papel na implantação e execução do plano de marketing digital, produzindo sugestões de pautas para blogs e sites relevantes, escrevendo textos para o site da empresa, newsletters, realizando o follow-up, analisando o que saiu na mídia, bem como orientando a equipe sobre o melhor posicionamento sobre assuntos que possam causar polêmicas e ter um resultado negativo.

O produtor de conteúdo vai pensar em como levar a mensagem da empresa para o público de forma criativa e inovadora. Peças para redes sociais precisam ter apelo do momento, acompanhar as tendências e terfeeling.

Pensar rápido é fundamental para quem quer se destacar e sair na frente sem perder de vista os objetivos do plano de marketing da empresa.

O social media vai se posicionar como a voz da marca, como previsto no planejamento de marketing digital. Ele vai se alinhar aos outros profissionais para que juntos impulsionem a presença da marca no mundo digital e, consequentemente, refletindo diretamente no mundo off-line.

A análise dos seguidores da marca, a presteza, agilidade nas respostas, o tom de voz e o carisma são fundamentais para o sucesso do trabalho do social media. Mas vai além. É preciso gerar relatórios das principais ações para que se possa avaliar de forma consistente e orientar mudanças e ajustes no projeto de marketing.

Todos os profissionais precisam estar em sintonia, alinhados pelo plano de marketing digital de forma que as ações sejam bem sucedidas.

Evidente que há casos em que um profissional acumula mais de uma função, dependendo do porte da empresa/cliente isso é possível, no entanto, o mais comum é que o trabalho de marketing digital aconteça através de uma equipe com profissionais especializados em cada área.

No entanto, em vista dos altos custos e de um orçamento mais enxuto, manter uma equipe completa dentro da empresa acaba se tornando inviável para muitos empreendimentos.

A saída nesses casos é contratar uma agência. Normalmente elas possuem diversos profissionais especializados em cada área que trabalharão para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Por fim, agora que você conhece de forma genérica o que faz os profissionais da web, atente-se às suas necessidades e analise o que cada profissional ou agência oferece enquanto serviços para que você contrate exatamente que precisa sem correr o risco de jogar dinheiro fora.

De nada adianta contratar um social media ou um assessor de imprensa ou mesmo pagar um designer para produzir posts para suas redes sociais se as ações destes não estiverem alinhadas a um projeto de marketing digital.

Se você ainda não possui um projeto de marketing, que tal pensar nisso como prioridade? Aonde você quer chegar?

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