O seu sucesso no Facebook é uma ilusão?

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dúvida sobre facebook

Ilustração: Freepik

Já estamos em meados de 2016 e, mesmo tendo o Facebook alcançado mais de uma década de existência passando por mudanças radicais, ainda são muitos os que super valorizam a quantidade de likes esquecendo de analisar com mais cuidado outras métricas importantes principalmente o engajamento da página.

Quando sou procurado por freelancers, artistas e empreendedores para tirar dúvidas sobre estratégias de marketing digital usando o Facebook a pergunta mais recorrente é:

“Como obter mais curtidas na minha página do Facebook?”

Essa é uma visão corriqueira e comumente se condiciona a quantidade de likes ao sucesso de uma página. Além disso, convenhamos que um número alto de likes também serve para alimentar o ego e passar a ideia de popularidade.

O que nem sempre condiz com a realidade. Uma página com um número alto de curtidas não significa que esta página é bem sucedida e popular. Basta olhar os posts e verificar que em muitos casos as publicações ficam às moscas com menos de 1% de interação em relação ao número de curtidas na página.

Não quero aqui dizer que curtidas não são importantes. No entanto, obter mais curtidas não deve ser o foco do seu marketing digital.

Qual é o seu negócio? Se você tem uma loja virtual online seu foco deveria “ser como vender mais usando minha página” e não como conseguir mais likes. Isso porque mais likes não significam mais vendas se sua estratégia não prioriza as vendas.

No fim você terá uma página com milhões de pessoas que não compram seus produtos. Triste não é mesmo? Mas acredite, acontece muito!

vender mais facebook

Pense sua estratégia com o seguinte objetivo: “Como vender mais usando a internet?”.

Construa relacionamento e priorize o engajamento ao invés do volume de likes de forma isolada.

Quando o público interage com seu conteúdo, ele abre brecha para o diálogo com sua empresa.

Quando isso acontece ele demonstra que seu conteúdo tem significado para ele. Sua marca não será só mais uma, ela terá um significado na mente do usuário. Suas chances de conquistá-lo e transforma-lo em cliente são exponencialmente maiores.

O mais interessante é que, conforme você envolve o público com conteúdo relevante seus likes também tendem a aumentar.  E é importante dizer que esses likes serão qualificados e possuirão um valor incomparavelmente maior do que aqueles vindos de impulsionamento de página pois denotam interesse em seu conteúdo e no que você tem a oferecer.

Enfim, troque a pergunta “Como conseguir mais likes?” Por “Como aumentar as minhas vendas através do Facebook?” “Como aumentar o meu engajamento?”

Só assim você poderá desenvolver estratégias adequadas para o sucesso do seu negócio através do Facebook.

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Danilo Andrade
Danilo Andrade
Analista de comunicação e marketing na gravadora Celebrai Music. Pós-graduando em comunicação e marketing digital. Redator do site O Propagador.

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