O Whatsapp definitivamente ganhou o gosto popular e tem se tornado uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade.

O aplicativo trouxe praticidade na interação pessoal, possibilitando a troca de informações de forma rápida e eficiente. O fato de possibilitar a troca de mensagens em diferentes formatos só contribuiu para o aumento de sua relevância.

No final de 2015 o Whatsapp alcançou a marca de um bilhão de usuários ativos, o que tem despertado o interesse pelo seu potencial enquanto ferramenta de marketing.

Como tirar proveito do Whatsapp no meu negócio? Como o Whatsapp pode contribuir para o fortalecimento da minha carreira? Como ele pode ser introduzido em minha estratégia de marketing digital?

Para saber mais sobre o Whatsapp Marketing, leia também: Por que você não deve ignorar o Whatsapp Marketing?

Neste artigo irei sintetizar diversas questões envolvendo o Whatsapp em 10 tópicos que batizei de Os 10 mandamentos do Whatsapp Marketing. Dentro destes tópicos tratarei das principais questões a serem consideradas quando você decide usar o Whatsapp como ferramenta de marketing em seu negócio.

Vamos lá?

1 Não criarás grupos!

whatsapp marketing

Eu sei que o primeiro impulso de quem quer usar o Whatsapp como instrumento de divulgação é criar um grupo. No entanto, não existe pior começo que esse. Logo após criar um grupo você receberá reclamações de pessoas que foram adicionadas sem serem consultadas, pessoas que sairão do grupo sem dizer adeus, outras que postarão centenas de correntes e coisas nada a ver transformando seu grupo numa balburdia sem rumo.

Os grupos no Whatsapp prestam a outros fins, como troca de informações ou reunião de pessoas com interesses em comum, e não apenas divulgar um produto ou negócio.

Não seja o chato da vez, evite constrangimento. Sair publicando seu material promocional em todos os grupos que aparecem sem o menor critério também não é uma boa ideia.

Minha dica é que você crie listas de transmissão e faça bom uso dela.

2 Não farás SPAM!

não farás spam no whatsapp

Spam ficou bastante conhecido devido ao email marketing, mas ele está presente em outros meios de comunicação e no Whatsapp não é diferente.

Quando você envia conteúdo não solicitado para pessoas que não autorizaram esse envio, tal ação pode ser considerada invasiva e o usuário pode marcar como spam.

Ninguém gosta de receber coisas que não possui interesse. Pensa quanto tempo perdemos apagando emails que nem lemos, mas sabemos que não são interessantes para nós?

Se você for o tipo impertinente, pode apostar que o usuário não pensará duas vezes em te bloquear. Espero profundamente que isso nunca aconteça a você, portanto, não seja invasivo! Peça autorização para adicionar as pessoas nas listas e tenha bom senso quanto à frequência de envio de conteúdo.

3 Não deixarás ninguém no vácuo!

whatsapp marketing

Se tem uma coisa que todo mundo odeia em tempos de chat e bate papo é ser deixado no vácuo.

Acontece quando perguntamos alguma coisa e o outro simplesmente ignora e não responde. Se na interação entre pessoas odiamos quando isso acontece, o que dizer entre empresa e cliente?

Imagine que você entra numa loja, pergunta o preço de uma mercadoria e o vendedor simplesmente te ignora? É a mesma coisa no mundo virtual. O usuário quer toda a sua atenção, e pouco importa se tem 50 clientes ao mesmo tempo sendo atendidos. O cliente não sabe nem quer saber.

Se você não pode responder prontamente sobre determinado assunto, informe isso ao cliente. Jamais ignore ou deixe pra responder depois. Isso é péssimo pra imagem da sua empresa.

Se você não tem tempo ou material humano para dar a atenção necessária a este canal de comunicação, melhor nem começar.

4 Salvarás o nome do contato!

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Quem não gosta de chegar numa loja e ser tratado pelo nome? Se você é cliente assíduo de uma empresa logo gravarão seu nome e te tratarão por ele.

Você não será só mais um cliente, será o cliente. Com a internet, é possível manter essa abordagem desde o início se você tomar o cuidado de adicionar o cliente à sua agenda de contatos.

Da próxima vez que ele procurar a sua empresa o nome dele estará registrado e você poderá dialogar com de forma mais espontânea.

A dica extra é evitar salvar o contato na agenda do celular ou no chip da operadora. Salve na conta Google ou Outlook, assim ainda que perca o aparelho seus contatos estarão salvos na nuvem e podem ser recuperados sem maiores dores de cabeça.

5 Terás objetivos claros!

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Afinal, o que você quer com o Whatsapp Marketing? De que forma você pretende usar, e quais resultados quer alcançar?

Você pode usar apenas como canal de comunicação por onde seus clientes podem entrar em contato, mas pode também querer enviar conteúdo semanalmente ou mensalmente.

Você pode querer vender produtos via Whatsapp ou conquistar novos clientes através do conteúdo.

Qualquer que seja a sua ação, precisa estar alinhada aos seus objetivos e aos seus recursos disponíveis.

6 Segmentarás seus contatos em listas!

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Se além de canal de comunicação, você também quer enviar conteúdo de forma consistente, é importante adicionar o cliente em uma lista de transmissão do segmento de interesse dele.

Dessa forma você o manterá informado das novidades, promoções e ações desenvolvidas em sua empresa sem ter que enviar um a um e sempre mantendo o interesse do cliente já que está respeitando a área da qual ele possui interesse.

Se um cliente chegou até você por causa de roupa feminina, não é muito interessante enviar-lhes conteúdo de moda fitness, ainda que tenham pessoas que se interessem por ambos os conteúdos.

7 Não enviarás vídeos longos e pesados!

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Uma das sensações do Whatsapp é o envio de vídeos, principalmente aqueles de cunho engraçado. Costumam viralizar e serem compartilhados milhares de vezes, sendo uma excelente ferramenta para propagar sua marca se você souber aproveitar.

No entanto, há de se tomar cuidado com o tamanho do vídeo. O Whatsapp possui um limite para esse tipo de conteúdo. Além disso, muita gente usa o aplicativo na rede móvel, o que faz com que muito conteúdo pesado não seja baixado, tornando sua ação menos eficaz.

Vídeos são ótimos, mas use com cautela.

8 Não enviarás mensagens no Whatsapp após as 18 horas!

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Não é por que as pessoas estão conectadas 24 horas que você precisa esquecer o bom senso ao enviar conteúdo!

Ninguém gosta de receber ligação de empresa fora de horário comercial. Imagine: você está bem no meio da novela e bate na sua porta um vendedor oferecendo um produto qualquer. Qual a sua reação?

Ou uma empresa de telefonia te liga às 22h te oferecendo um novo pacote de internet?

Chato não é mesmo? No Whatsapp é a mesma coisa! No entanto, fique ciente de que a lógica não funciona assim para o cliente, então esteja preparado para ver mensagens chegando a qualquer hora do dia ou da noite!

A dica é que você tenha um aparelho exclusivo para este fim e deixe no seu status o horário de atendimento se você não tem condições de fazer atendimento 24 horas.

9 Acatarás prontamente todos os pedidos de cancelamento de envio de conteúdo!

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Nem tudo são flores e ocasionalmente alguém pode simplesmente não querer receber mais seus conteúdos e ofertas.

Quando você adiciona a pessoa numa lista, ela passa a receber automaticamente sempre que há um novo envio, portanto, retire essa pessoa da lista antes que ela sinta-se obrigada a te bloquear, o que põe fim definitivamente às suas chances de fidelizá-la.

Procure entender os motivos do pedido sempre tentando evitar repetir erros que podem ter acontecido em ações anteriores.

10 Construirás relacionamentos com o público!

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Acredito ser este um dos mandamentos fundamentais para uma estratégia de marketing digital de sucesso e o Whatsapp é uma ferramenta excelente para isso.

Não seja mais um que entulha o celular das pessoas com conteúdo sem sentido.

Aproveite a ferramenta para aproximar o cliente do seu negócio, seja relevante. Quando você segue as dicas anteriores você estará caminhando para construir um relacionamento sólido com as pessoas que se interessam por seu trabalho, que buscam seus serviços. Esteja ao alcance delas quando precisarem e você será a primeira referência delas quando o que você oferece for necessário.

E então? Preparado para seguir à risca os 10 mandamentos do marketing no Whatsapp? Então, sucesso pra você!

 

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