5 Dicas para melhorar a sua marca pessoal

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marca pessoal

Você talvez não esteja muito preocupado com as impressões que tem transmitido na internet, afinal, você não é uma empresa, tão pouco um produto ou serviço. Mas acredite: você é uma marca.

Mesmo que você não seja um empreendedor e esteja empregado atualmente, é fundamental investir em sua marca pessoal para que ela se torne tão forte quanto pode ser.

As mídias sociais hoje tem papel importantíssimo no processo de posicionamento da sua marca pessoal, podendo contribuir positivamente ou negativamente. Tudo depende do seu posicionamento.

Hoje, praticamente toda a nossa vida acaba exposta nas redes sociais e nunca saberemos quem pode ter analisado o nosso perfil secretamente.

Um recrutador ou caça-talentos pode estar neste exato momento analisando o seu perfil no Facebook ou Twitter. Quais impressões ele poderá ter de você? Certamente se ele não gostar do que encontrar você dificilmente saberá.

Afinal, quantas oportunidades escaparam por seus dedos justamente por ter uma presença digital fraca e negativa?

Para que esse quadro mude e você possa alavancar sua marca na internet, apresentarei cinco dicas simples, mas que farão enorme diferença na forma como você se posiciona na internet. Acompanhe:

1 Faça uma faxina nas redes sociais

limpeza nas redes sociais

Comece fazendo uma limpeza nas suas redes sociais. Certifique-se de que não há evidências de comportamento inadequado em suas redes. E vale dizer, nem sempre o que você pode considerar aceitável pode passar no filtro dos demais. Na dúvida, não publique conteúdo que possa gerar qualquer constrangimento ou desconforto. Remova qualquer conteúdo de gosto duvidoso que você possa ter publicado. Antes tarde do que nunca.

É importante pensar na imagem que você transmite de você para as pessoas através de seus posts. Talvez não pareça anormal postar fotos sempre bebendo com amigos, afinal a rede social é sua, mas será que um recrutador verá da mesma forma?

Livre-se de posts que te façam parecer um idiota, irresponsável ou preguiçoso. Muitas pessoas acabam descobrindo tarde demais que mensagens e fotos antigas podem causar estragos irreparáveis.

Mantenha seu perfil atualizado. As pessoas precisam encontrar de imediato as informações mais relevantes sobre você. Onde você trabalha, qual o cargo e não informações defasadas de cinco anos atrás que certamente não refletirão o seu momento atual.

2 Faça Network

faça network

Construa relações. Estenda a mão para as pessoas às vezes. Quando você precisar de um favor, ajuda ou aconselhamento, elas estarão mais propensas a te ajudar.

Escolha as pessoas certas para estar na sua rede. As pessoas ao seu redor também dizem muito sobre quem você é.

3 Mantenha o foco no seu nicho

Muita gente comete o erro de falar sobre tudo. Acredite, online não vale a pena falar sobre tudo e qualquer coisa. O mundo não vai parar de rodar se você não der sua opinião sobre a última do presidente da república. A menos que o seu nicho seja política.

Ao invés de falar sobre tudo, fale sobre o que você é bom. Você sabe tudo sobre marketing digital? Então este deve ser o seu foco. Agora se for alimentação saudável, não cabe divagar sobre a economia.

Quando as pessoas veem seus posts, notarão que você é inteligente e bem informado na área em que atua e não uma pessoa comum que divaga sobre qualquer assunto de forma superficial.

4 Crie um website/blog

Muitos podem discordar da importância de ter um espaço exclusivamente seu na internet, mas sou dos que defendem a independência das redes sociais. E vamos ser sinceros? Ter um blog profissional hoje é simples e não custa caro. Há planos de hospedagens a preços bastante acessíveis.

Você vai gastar muito pouco e vai ter um retorno bastante satisfatório se fizer um trabalho de qualidade. Claro que se seu blog ou site for ruim, ele fará mais mal que bem.

5 Venda-se

Há sete bilhões de pessoas lá fora. Uma enorme concorrência para poucas oportunidades de ser notado. Se você quiser competir, mostre às pessoas sua capacidade.

Coloque suas habilidades em seu site e nas suas redes sociais. Não perca oportunidades de expor sua expertise. Ninguém vai fazer isso por você.

Mas tome cuidado para não soar pedante. As pessoas costumam se incomodar com o excesso de autopromoção. Você não precisa ficar arrotando que é o melhor quando ganha um prêmio ou quando se é indicado ou consegue um novo emprego.

Humildade ainda tem o seu valor.

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Danilo Andrade
Danilo Andrade
Analista de comunicação e marketing na gravadora Celebrai Music. Pós-graduando em comunicação e marketing digital. Redator do site O Propagador.

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