O que é o Hello network? Lançada em agosto deste ano aqui no Brasil, Hello Network é a nova rede social de Orkut Buyukkokten, o mesmo criador da famosa e saudosa Orkut.

O fato de ser mais uma criação de Orkut fez com que o lançamento da Hello rendesse muitas especulações e expectativas. Diversos internautas esperavam por algo muito próximo ao que o antigo Orkut foi e, se por um lado isso trouxe um volume significativo de usuários para o Hello, também foi um dos motivos de frustrações e abandonos da rede. Neste texto, irei falar sobre as minhas impressões a respeito da Hello Network, qual o potencial e como participar deste novo espaço na internet de forma positiva e por que não, divertida?

Para começar, é preciso entender qual o propósito do Hello. O que o Orkut tinha em mente ao planejar uma nova rede social?

“Sinto-me triste de ver que, muitas vezes, as coisas que compartilhamos na Internet representam o que achamos que o mundo quer ver sobre nós e não quem realmente somos. Quando não nos sentimos seguros em expressar nossos verdadeiros sentimentos, isolamo-nos ainda mais.”

Assim, o mote da Hello é evidenciar QUEM SOMOS de fato. É aproximar pessoas que simpatizem com a nossa verdade, sem termos que nos moldar aos interesses dos outros.

“A hello é a primeira rede social construída através de amizades profundas e paixões, e não em curtidas. A hello torna fácil para você se conectar com outras pessoas que compartilham de suas paixões. Eu quero que a hello seja uma comunidade onde todos se sintam bem-vindos e incluídos e ninguém se sinta julgado. Eu quero que você faça novos amigos na hello, aqueles com os quais você realmente se importa no mundo real. Quando nós apresentamos o nosso lado autêntico, nossas paixões genuínas, interesses e sentimentos, começamos a seguir o caminho do amor-próprio, que é a coisa mais importante neste mundo.”

Agora que você já conhece exatamente o que o Orkut pensou para sua nova rede social, podemos partir para outros pontos. Acompanhe:

1. Para quem é o Hello?

dúvida sobre facebook

Ilustração: Freepik

 

O Hello é para todos. No entanto, aqueles que se sentiam incomodados com o caminho outras redes tomaram, principalmente o Facebook sentiram-se mais à vontade por lá. No Hello encontramos uma faixa etária bastante diversa. É possível notar que a rede não se prende a faixa etária a exemplo do Snapchat que atrai em sua maioria o público mais jovem.

Se você possui paixões e deseja fazer amigos que tenham os mesmos gostos que você, então o Hello pode ser para você.

2. Diferenciais

O Hello possui algumas peculiaridades que o diferencia das demais redes. A principal provavelmente e a sua organização em torno de “personas”, além do fato de ser uma rede social gamificada.

Muito provavelmente inspiradas nas antigas comunidades do Orkut, as personas são categorias fixas, já determinadas pelos criadores da rede onde é possível agregar nosso conteúdo. Ao entrar na rede você é convidado a escolher cinco personas que melhor lhe representem. No fim do texto falarei um pouco mais sobre as personas.

3. Vale a pena?

Eu entrei no Hello em julho apenas para conhecer, como bom entusiasta de mídias sociais e como profissional de marketing digital. A rede vale sim à pena, desde que você se sinta à vontade lá.

Entrei sem conhecer ninguém. Fiz vários amigos, ganhei seguidores e me tornei líder de quatro das minhas cinco personas. Para quem quer fazer network a rede é excelente, pois agrega pessoas baseadas em interesses em comum. No entanto, se você quer uma plataforma para vender diretamente, o Hello não é muito interessante.

O foco da rede não são as marcas, mas as pessoas. Ela pode ser excelente para quem busca construir autoridade em determinado assunto, mas não é uma rede para venda direta de produtos e serviços. Uma usuária da rede chegou a ser bloqueada por ter criado um perfil para seu negócio ao invés de um perfil pessoal. No e-mail enviado pela equipe do Hello à usuária e que eu tive acesso relata:

“Muito obrigado por fazer parte do hello. Nós admiramos seu entusiasmo em compartilhar com a comunidade, e são membros como você que inspiram novos usuários a se juntarem à diversão.

A razão pela qual estamos falando com você é por que recebemos recentemente feedback de nossa comunidade sobre seus jots. Apesar de sermos grandes fãs de empreendedorismo, pedimos que você não compartilhe jots que incluam repetidamente links, logotipos ou publicidade para o seu negócio.

O Hello é sobre compartilhar coisas que você criou, ideias que tem ou experiências que gostou, para que as pessoas em suas personas possam conhecer você melhor. Nós gostaríamos de ver você aproveitar o máximo do Hello e esperamos que compreenda nosso pedido para manter a comunidade livre de anúncio.”

Fica claro que o foco do Hello, apesar de ter uma persona de Empreendedorismo – da qual faço parte – não é poluir a rede com conteúdo comercial, mas aproximar pessoas com as mesmas paixões. Falar sobre empreendedorismo, por exemplo, e não apenas divulgar o seu negócio. 😉

Demorei a escrever este texto justamente por que queria ser o mais autêntico possível. Como falar de uma rede social tão jovem sem mergulhar nela? Nesses pouco mais de dois meses de Hello, fiz quase mil amigos (o limite para amigos é mil) ganhei mais de setecentos seguidores e me tornei líder de persona das cinco das quais faço parte.

Isso parece não representar muito, mas imagine que o seu perfil está sendo exibido para toda a comunidade do Hello nas personas em que você faz parte. Naturalmente você se torna referência, uma autoridade naquele tipo de assunto. Conforme a rede cresce, essas vagas tornam-se cada vez mais disputadas e valiosas.

Como usar o Hello?

Muita gente que chega recente na rede costuma postar que está perdida no Hello e isso é compreensível, afinal, a lógica é bem diferente. Só com o uso diário para começar a compreender como a nova rede social funciona. Para ajudar de alguma forma a você que deseja entrar para o Hello e ainda não faz ideia do que fazer e como se posicionar, elenquei algumas dicas simples, mas que considero fundamentais para o seu sucesso na nova rede do Orkut.

1. Preencha o seu perfil

A princípio é meio assustadora a quantidade de informações que o Hello pede. No entanto, há uma justificativa para isso. Só te conhecendo o Hello conseguirá lhe exibir conteúdo de seu interesse. Além disso, no Hello há as “classes” e um relatório de conexões que informa o quanto você é compatível com a outra pessoa. Isso só é possível a partir das respostas em seu perfil, das personas que você escolher e de um quis de 60 perguntas que são usadas para definir qual a sua classe. Eu fui classificado como rebelde. Ainda não entendi muito bem por que, mas ok. Rs.

Vale dizer que com informações importantes o seu perfil torna-se confiável evitando ser confundido com fakes, facilitando que as pessoas se aproximem sem grandes receios. Perfis com poucas informações acabam levantando suspeitas e afastando as pessoas.

2. Selecione as personas (mude se sentir necessidade)

É importantíssimo que você selecione as suas personas base. Ao todo são cinco, mas você pode optar por escolher menos (pra mim poderiam até ser mais rs). Há personas para uma enormidade de gostos. Amantes da saúde, de malhação ou de cerveja. Advogado, empreendedor, profissional, professor, amantes de TV, humorista. Enfim, certamente terão personas para você se posicionar. Caso você perceba a necessidade de mudar, você pode remover alguma e se inscrever em outra. Fiz isso pelo menos três vezes até me encontrar nas minhas personas atuais.

Para se tornar líder dessas personas é fundamental que você faça posts relevantes para estas personas e não se esquecer de marcá-las. Ao fazer um post (jot) você pode selecionar até três personas. Pode também marcar somente a base. A diferença é que marcando apenas a base o seu jot irá se espalhar para todas as pessoas do Hello, mas não irá contribuir para que você se torne relevante para sua persona.

Marcar apenas as personas sem a base fará seu jot mais relevante para a persona e contribuir para que você se torne uma autoridade dentro desta persona, mas provavelmente terá menos engajamento, já que apenas pessoas que também fazem parte desta persona irão receber o seu jot. A dica é marcar a base + uma persona específica. Assim seu jot ganha o grande público e soma influência para a sua persona específica.

3. Faça amigos

O Hello permite que você adicione apenas 1000 amigos, então faça amigos, mas faça com sabedoria. É importante dizer que mesmo que você não adicione ninguém, você ainda assim consegue ter uma boa experiência na rede. Logo ao entrar você já começa a receber o conteúdo espalhado e com o qual poderá interagir sem a necessidade adicionar ninguém. Convites de amizades enviados não podem ser cancelados. Se a outra pessoa não aceitar, ficará lá para sempre e mesmo que ela nunca aceite, você passa a seguir seus conteúdos automaticamente. Seria a mesma coisa que seguir.

É importante frisar que fazer amigos é muito mais que simplesmente adicionar. É se engajar nos jots, comentar, amar. Apenas adicionar por adicionar acaba não agregando absolutamente nada.

4. Siga e Ame

ame-hello

Além de adicionar como amigo, a rede possui a opção apenas de seguir, o que é bem útil quando já se estourou o limite de amigos ou quer apenas seguir o conteúdo de um usuário sem ter que adicionar. Neste caso, apenas o seguidor passará a receber o conteúdo do usuário seguido, sendo uma relação unilateral, a menos que seja seguido de volta.

Por fim, há a opção de amar perfis. É apenas uma sinalização de que você gostou daquela pessoa e seu conteúdo. Há quem prefira não amar, mas vale dizer que a ação vale pontos de karma, então se acostume a receber notificações de pessoas que lhe amaram na rede.

5. Interaja nos jots

Qualquer rede que se preze precisa ter interação. No Hello isso é ainda mais forte. Os jots exibidos na folio não possuem qualquer linearidade, talvez por isso a folio não se chame timeline rs.

O único critério para a exibição dos jots é a relevância e ela é medida pelo engajamento. Se um amigo seu ama um jot, ele terá mais chances de aparecer para você do que um que foi ignorado. E como fazer seus jots serem amados? Obviamente que é postando conteúdo relevante, mas isso não é suficiente. É preciso interagir nos jots dos seus amigos. Se aproxime, comente, ame.

Muitos usuários acabaram frustrados por não conseguirem atrair público para seu conteúdo. Infelizmente, apenas adicionar amigos e encher seu perfil de conteúdo não é suficiente. Interação no Hello é fundamental.

Porém não cometa um erro bem comum: comentar sem contexto. Você já deve saber que o Hello é uma rede social gameficada, cada ação dentro da rede contribui para a conquista de marcos, desbloqueio de conquistas e principalmente, para subir de nível. Se por um lado motiva a interação, também faz com que algumas pessoas acabem comentando qualquer coisa apenas para ganhar pontos. Evite isso. Isso irrita os usuários e só afastará as pessoas. Sempre faça comentários relevantes e relacionado ao jot. Se não, não comente.

6. Marque as personas corretas

Já disse antes e friso novamente: para se tirar o máximo de proveito do Hello é fundamental marcar as personas certas. Incentiva a interação, e evita que seu jot seja reportado por outros usuários por conteúdo fora do tópico.

Fortalece sua relevância para aquela comunidade e mantém a rede organizada. É extremamente desagradável entrar na persona empreendedor e encontrar fotos de gatinhos ou de paisagens que não tem nada a ver com empreendedorismo.

7. Seja consistente

Ser consistente é importante. Faça posts interessantes e sua base de seguidores irá crescer. Poste todos os dias e sempre nas personas certas e você passará rapidamente de nível. Ao todo são 40 níveis. Até o momento, apenas o próprio Orkut chegou ao 40. Ninguém sabe de fato o que acontece após o 40, só chegando lá pra saber. O importante mesmo é usar a rede naturalmente, sem a ânsia de mudar de nível a qualquer custo.

8. Seja original

hello network

Um dos pontos que o Hello tem focado é na originalidade do conteúdo. Seja original, seja autêntico, seja você mesmo. Que as pessoas lhe amem pelo que você é. Para incentivar cada vez mais essa originalidade, a rede criou um concurso semanal onde destaca o jot mais original da rede. O mesmo concorrerá inclusive a prêmios reais conforme e-mail enviado pelo Hello:

Publique um jot de suas próprias criações, ideias ou experiências no hello para poder ser nomeado como jot da semana no Melhor do hello!

Este concurso contínuo começa em 26 de setembro de 2016. Um vencedor semanal será selecionado pela equipe hello e anunciado todas as sextas-feiras. Os vencedores serão inseridos em um sorteio mensal para ganhar incríveis brindes do hello – como nossas camisetas super macias, uma Mini Jambox ou até mesmo uma edição limitada da estátua avatar do hello assinada pelo Orkut!

Fica assim evidente que quanto mais original você for, mais chance terá de se destacar no Hello. Ser original não é difícil, é só ser você mesmo 😉 .

9. Esqueça as outras redes

Depois de tanto tempo usando Facebook, Twitter e Instagram é comum que acabemos trazendo a forma como nos posicionamos nessas redes para o Hello, no entanto, sugiro que evite. A dinâmica no Hello é diferente. Apesar de ser parecido com o Instagram, apenas postar não atrai público. No Instagram é comum que as pessoas curtam os posts apenas pelas hashtags, comentem com emojis e até usem buts para seguir e curtir posts.

No Hello comentar indiscriminadamente vai fazer apenas seus comentários serem reportados como spam, afinal todo sabem que são apenas para ganhar pontos sem nenhuma contribuição efetiva.

Os textões e opiniões exaltadas do Facebook também não são muito bem recebidos no Hello. Sequer há espaço para os textões, cabendo apenas 120 caracteres em cada jot. Talvez a rede mais próxima seja o Twitter, no entanto, não existe uma função de repost justamente para que cada um CRIE seu próprio conteúdo. Se o jot for bom, inevitavelmente seus amigos o verão sem necessidade de você repostar. Basta amar.

Termos do Hello

Certamente eu já usei diversos termos neste texto que você não deve conhecer. No site do Hello há algumas definições as quais reproduzirei aqui, acrescentando alguma informação, quando necessário.

  • Jot

Cada post no Hello é chamado de Jot. Assim como no Twitter um post novo se chama tweet. Dessa forma, pode ser comum ver pela rede a expressão “jotar” que seria derivado do termo jot. Sempre que você jotar, lembre-se de marcar a persona adequada.

  • Persona

“Uma persona é uma comunidade focada em uma paixão particular. Escolha cinco entre mais de 100 personas com as quais você mais se identifica.”

  • Líder de Persona

Qualquer usuário do Hello pode se tornar um líder de persona. Ao todo são cinco usuários que se tornam líderes a partir de suas contribuições para aquela persona em questão. Quanto mais jots relevantes fizer, mais chances terá de se destacar como líder de persona. Atualmente estou liderando quatro das minhas cinco personas, sendo o segundo na outra.

  • Folio

“O seu fólio é um feed de notícias personalizado com conteúdo relevante as personas que você escolheu.” Você pode escolher ver os jots no geral ou pode refiná-lo para ver por personas. Ainda é possível também, explorar as personas das quais não faz parte clicando no ícone da persona e em seguida, explorar.

  • Karma

Tudo o que você faz na rede social retorna em forma de karma. Jots amados, comentados, convites de amizades que foram aceitos, presentes enviados e recebidos. Tudo conta. Quanto mais karma, mais rápido você subirá de nível.

  • Conexões

“Crie conexões mais profundas com o nosso sistema de mensagens, incluindo fotos, presentes e expressões únicas.” No bom português, é o mais conhecido bate papo. Chame pessoas para conversar, mande presentes e expressões. Caso queira apagar uma conexão (conversa), pressione sobre a conversa e apague.

  • Expressões

As expressões são ações em forma de animação que podem ser enviadas pelas conexões. Tem expressões gratuitas e tem aquelas que se pode enviar mediante pagamento de moedas. Após comprar uma expressão ela fica disponível para enviar para outras pessoas, diferente dos presentes que é um envio único. Quanto mais você subir de nível mais expressões são liberadas. Tem de tudo, desde um simples “oi” até um “banho de chuveiro” entre outras mais picantes…

  • Classes

Uma das primeiras ações que você é convidado a tomar ao entrar no Hello é responder a um quis com 60 questões. Esse quis é muito importante pois definirá a sua classe e após isso, não há como alterá-la, portanto, se for responder, seja bastante honesto para que sua classe realmente seja compatível com quem você é. Algumas dessas classes são: mentalistas, artesões, rebeldes, feiticeiros, visionários, capitães, e outras tantas.

  • Relatório das conexões

Quando clica no perfil de alguém, automaticamente você verá quanto por cento você é compatível com esta pessoa e também um relatório dessa conexão, em quê podemos ser compatíveis e qual a probabilidade dessa conexão dar certo.

  • Potenciais

“Potenciais são pessoas que nós gostaríamos de apresentar a você, com base em suas personas, localidade e personalidade.” Seria muito parecido com o “pessoas que você poderia conhecer” que o Facebook sugere.

  • Modo Anônimo

O Hello chegou com uma função um tanto polêmica que é a possibilidade de publicar jots de forma anônima ou fazer comentários também anonimamente. Cada jot anônimo custa 100 moedas. Já os comentários, custam 50 moedas para comentários ilimitados num jot específico. Fica aqui a ressalva quando ao uso do recurso. Alguns hatters acabam usando essa brecha para atacar usuários e mandar indiretas. O risco é ser o conteúdo reportado e consequentemente, o perfil banido.

Bônus: O que o Hello não é

Pra encerrar, segue algumas coisas que o Hello definitivamente não é, mas muita gente confunde:

Game: Apesar de ser gameficado, haver u ranking de usuários e outros aspectos típicos de jogos, o Hello é uma rede social, portanto se posicione de forma orgânica e natural. Evite spam.

Orkut: Os órfãos do Orkut bem queriam que o Hello fosse o Orkut, mas não é. Não entre esperando encontrar o velho Orkut. Não há scraps nem gifs brilhosos. Aceite.

Facebook: Não fique compartilhando memes batidos. Não tem espaço pra seus textões. O Hello é outra rede social. Se você se sente bem no Facebook, o Hello não irá substituí-lo.

Tinder: O fato de ter um botão em forma de coração para amar usuários fez muita gente achar que o Hello era um app de paquera. Não é, tome muito cuidado para não meter os pés pelas mãos. Claro que rola o flerte, não é proibido paquerar, mas nem todo mundo está ali pra isso, então não seja inconveniente.

No mais, aproveite a rede. Seja você mesmo e se divirta!

Alguma dúvida? Comente aí!

Fontes: http://hello.com/

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