O marketing digital tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Mas será que isso significa que estamos fazendo a coisa certa?

Atingir as pessoas na internet através das diversas plataformas online de forma rica e autêntica é o que todos nós queremos, mas, acredite: poucos conseguem tal façanha efetivamente.

Muito disso se deve ao “excesso” de informações equivocadas que abundam pela internet quando se trata de marketing digital. Todos os dias, novas “técnicas” e “sacadas” surgem e as pessoas ficam pra lá e pra cá em busca de um novo método milagroso de ganhar dinheiro online e acabam não desenvolvendo estratégias eficazes e duradouras para seus negócios.

Todo esse “ruído” (informações irrelevantes) produziu mitos que se enraizaram e perpetuam há tempos entre aqueles que estudam meios de alavancar seus negócios usando o poder da internet.

Nem é preciso dizer que desde que o marketing digital surgiu, muita coisa mudou. O que antes era verdade, hoje muito provavelmente tornou-se obsoleto. A esfera digital está em constante movimento, e o que era verdade antes, hoje já não é mais aplicável.

Basta considerar o Facebook, por exemplo. A cada mudança de algoritmo a mais popular rede social obriga-nos a desvendar seus mistérios e a rever nossas estratégias em busca de melhores resultados.

Para ilustrar essa realidade, elenquei os 8 principais mitos do marketing digital – e aprender como a verdade por trás deles pode ajudar-nos a ser melhores e mais eficazes no marketing digital.

Mito 1 – O Marketing Digital pode resolver todas as necessidades de qualquer negócio.

SOLUÇÃO MARKETING DIGITAL

Nesta era da Internet altamente evoluída, onde tudo é digital e tecnologicamente guiado, o Marketing Digital é tudo que você precisa para resolver todas as suas necessidades de negócios. Marketing Digital é tudo o que você precisa para alavancar os seus negócios.

O marketing tradicional é completamente ultrapassado e não é mais aplicável ou eficaz em um mundo digital.

Realidade: O Marketing digital é uma ferramenta muito importante para fazer negócios na internet, mas não é a solução para tudo, nem vai suprir todas as necessidades do seu negócio.

O Marketing digital é apenas uma parte integrante do plano de marketing multifacetado, onde cada elemento, incluindo o marketing tradicional, é igualmente importante.

Enquanto muitos consumidores confiam em informações que recebem a partir da Internet para tomar suas decisões de compra, outra parte maior ainda depende da mídia tradicional como outdoors, jornais e revistas, rádio e TV para saber mais sobre uma marca ou um produto.

O marketing tradicional é sem dúvida mais caro do que o marketing digital, mas geralmente requer menos tempo para executar e tem um impacto mais duradouro. Por mais entusiasmo que tenhamos, não podemos ignorar os fatos.

No entanto, nenhuma forma de publicidade é melhor do o boca a boca. O ideal é que você combine o marketing tradicional com o marketing digital para obter os melhores resultados usando um plano de marketing global, multifacetado.

Leia: Como fazer o marketing digital acontecer?

Mito 2 – O marketing digital é mais fácil que o marketing tradicional

formula mágica do marketing digital

O Marketing Digital é um processo mais fácil e mais simples que proporciona resultados imediatos em menos tempo, em comparação com o marketing tradicional.

O processo se resume a simplesmente colocar um blog no ar e configurar perfis de mídia social e uhul! – você agora tem uma campanha de Marketing Digital no ar.

Realidade: Definitivamente, o Marketing Digital não é uma varinha mágica ou uma fórmula milagrosa que resolva qualquer situação à gosto das pequenas e médias empresas.

Vai levar muito tempo, e vai exigir muito trabalho, e em muitos casos os resultados imediatos podem ser frustrantes e decepcionantes.

Ao contrário do marketing tradicional, onde o elemento chave é a publicidade, o Marketing Digital existe em um espaço onde o público-alvo pode ser alcançado de forma mais eficaz através da conexão, engajamento e conversação.

É composto de várias táticas e técnicas que só serão eficazes se forem executadas através de uma estratégia abrangente, bem planejada e coesa.

O público na internet reage mais positivamente com marcas que se conectam com eles através de uma relação mais social e pessoal. E acredite, isso leva tempo e esforço considerável.

Mito 3 – Marketing Digital é um sistema automático. Basta “configurar e deixar acontecer”

egrenagens automáticas do marketing digital

Tudo o que preciso para trabalhar com Marketing Digital é alocar um orçamento, configurar algumas ferramentas e depois esquecê-las até o próximo trimestre.

Realidade: Marketing Digital é mais do que apenas postar numa mídia social ou em um blog e esperar que o seu conteúdo torne-se viral imediatamente. Não é um sistema em que você simplesmente configura e esquece no automático pra depois obter resultados excelentes.

O Marketing Digital exige uma estratégia bem executada que envolve planejamento, testes, execução, manutenção e avaliação. E essas etapas são destinadas principalmente a convencer as pessoas a visitarem seu site.

Mas o que acontece quando elas chegam lá?

Taxas de conversão de varejo médio na primeira visita são de apenas… 1 a 3%

Se você precisa de resultados melhores, seu trabalho não termina quando um visitante entra em seu site.

Você precisa melhorar e aperfeiçoar suas estratégias, obter melhores taxas de conversão e gerar mais vendas.

Leia: Por que planejar é importante para o seu sucesso.

Mito 4 – Marketing digital é gratuito

marketing digital é gratuito

Você não precisa gastar dinheiro para desenvolver uma boa estratégia de Marketing Digital.

Você pode fazer uso de sites e perfis de mídia social e se conectar gratuitamente com seu público-alvo.

Realidade: Apesar de não custar tanto quanto o marketing tradicional, o Marketing Digital implica alguns custos e orçamento para que seja mais eficaz.

De acordo com o HubSpot, o marketing conteúdo – uma parte integrante do Marketing Digital – pode gerar 3 vezes mais ligações do que o marketing tradicional. 62% mais barato – mas não é grátis.

Empresas e agências de marketing que geram resultados rentáveis a partir de Marketing Digital sabem deste fato, e estão realmente aumentando a sua alocação de orçamentária para 35% do total do orçamento de marketing.

28% estão reduzindo sua alocação orçamentária de publicidade e estão canalizando esses fundos para o marketing digital.

Mito 5 – Marketing Digital pode produzir ROI imediato

ROI de marketing digital

Crie uma campanha de Marketing Digital e quando ela estiver ativa, você vai bater o seu ROI (Retorno sobre o investimento) imediatamente.

Realidade: Muitas empresas e comerciantes acreditam que eles vão obter resultados diretos do Marketing Digital. Se eles gastarem certa quantia X em anúncio por clique, marketing de mídia social ou SEO, eles vão receber uma quantia três ou quatro vezes em vendas e lucros imediatamente.

Muitos realmente têm dificuldade e acham que é um desafio medir o seu ROI de Marketing Digital, o que é comum.

O ROI de Marketing Digital é mensurável e possível, mas em um ambiente que está em constante evolução e mudança, mensurar e perceber o seu ROI vai levar tempo.

No entanto, quando o retorno vem, você tem certeza de que seus investimentos foram importantes, influenciando diretamente no futuro do seu negócio e de sua empresa em longo prazo.

Mito 6 – Marketing Digital é mais eficaz em grandes volumes

Para obter melhores resultados de Marketing Digital, você deve publicar grandes quantidades de conteúdo, atrair milhares de cliques e gerar grandes quantidades de links de referência.

Realidade: Tempos atrás, no Marketing Digital, a norma era gerar o máximo de tráfego e backlinks possível, independentemente de onde tudo isso vem.

Isso não é verdade nem mais aplicável com mudanças nos algoritmos dos motores de busca que passaram a dar maior foco na qualidade, e não a quantidade desses links, cliques e conteúdo.

Em vez de se concentrar em quantidade, se concentre no desenvolvimento de uma estratégia eficaz de conteúdo, links através do conteúdo de alta qualidade. Quando o conteúdo é bom, os links surgem naturalmente. Aproveite para linkar conteúdos relevantes de outros produtores de conteúdo. Não há garantias de que eles façam o mesmo, mas é uma estratégia que costuma dar certo.

Mito 7 – Marketing Digital é aplicável somente para a geração mais jovem

publico alvo do marketing digital

O Marketing Digital é eficaz apenas para segmentação  de público mais jovem com menos de 25 anos de idade.

Realidade: A Emarketer relatou que a idade demográfica mais comum em sites de mídia social como o Facebook está entre as idades de 25 a 34, que compreendendo 29,7% de todos os usuários.

Em outro relatório o International Business Times, destacou que o Facebook está sendo dominado por usuários entre 25 e 55 anos de idade – uma faixa etária demográfica que tem muito de poder de compra.

O mercado-alvo para Marketing Digital não se limita à geração mais jovem.

O Marketing Digital pode ser usado para segmentar ou re-segmentar consumidores de diferentes  faixas etárias, mesmo aqueles que já tê, 65 anos de idade ou mais.

Assim, o que importa é que você conheça o seu público-alvo e adaptar o seu conteúdo e sua e estratégia para atender os interesses da faixa etária do seu público.

Mito 8 – Marketing Digital é eficaz apenas para empresas específicas

designer público-alvo

Marketing digital é aplicável apenas aos nichos de negócios que são interessantes o suficiente para criar um buzz online. Não vai ser eficaz para as empresas e indústrias formais e/ou muito técnicas.

Realidade: Você acha navalhas antigas não são interessantes o suficiente para gerar um buzz online? Errado.

Dollar Shave Clube provou que podem transformar um produto um pouco chato em uma sensação exclusivamente online e gerar muitos lucros no processo.

O mesmo pode ser verdade para qualquer indústria ou nicho de negócios mundo a fora. Tudo se resume a escolher corretamente o canal de marketing digital onde você pode alcançar seu público-alvo com o tipo certo de conteúdo.

Em uma rápida análise das mídias sociais, podemos prever que empresas B2C não vão obter os mesmos resultados de Likedin como fariam no Instagram, Twitter ou Facebook.

É uma questão de conhecer o seu público-alvo e usar os canais e conteúdo correto para se conectar com ele.


Certamente há muito mais mitos de Marketing Digital internet a fora, mas estes não devem ser importantes o suficiente para detê-lo em seus esforços de marketing.

Dedique esforço extra em estudar e conhecer o seu mercado e encontrar o conteúdo certo e estratégia de marketing digital que irá ajudá-lo a se conectar, envolver e gerar lucro a partir destes mercados-alvo.

Créditos: Ilustrações por Freepik.

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